quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Apertando o botão reset

O que acontece quando o computador fica sobrecarregado? Ele fica mais lento. Tudo leva mais tempo. Começam a aparecer mensagens de erro. Logo trava. É a mesma coisa que acontece com o ser humano quando se sobrecarrega.

Há um princípio natural no trabalho: as coisas que tenho a fazer são infinitas, mas a capacidade que tenho para fazê-las é limitada. Em seu novo livro, “Predictable Results in Unpredictable Times”, Stephen R Covey e Bob Whitman falam sobre como a "apertar o botão reset" no seu trabalho e em sua vida quando as coisas ficam assustadoras.

O problema é: No trabalho, todos estão tentando fazer mais com menos. Mas a questão real é, fazer mais o quê? Você está tentando fazer mais coisas mesmo se os clientes valorizam ou não? Você está fazendo o trabalho de outras pessoas, mesmo se esses trabalhos não valem a pena?Aperte o botão reset. Pergunte a si mesmo, qual é o trabalho que realmente precisa ser feito? Que trabalho meu cliente quer que eu faça mais do que qualquer outra coisa? Quais são as reais necessidades da empresa agora? Proteger o fluxo de caixa? Começar a receber pagamentos?

Descubra o que a organização realmente precisa fazer. Em seguida, foque nesse trabalho. Em vez de tentar fazer 2 ou 3 atividades daquelas que devem ser feitas, empenhe-se em 1 trabalho que você deve fazer e que só você pode fazer. Você pode até rir: "Diga isso ao meu chefe." Não, você mesmo deve dizer ao seu chefe. Nestes tempos de terror, ninguém, inclusive você, pode se dar ao luxo de carregar responsabilidades que não são essenciais para o propósito da organização.

O que mais você pode fazer para ter sucesso no meio do passeio selvagem que estamos todos a tomar agora? Gostaríamos muito de ouvir de você. Comente!

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