quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Fortalecimento das famílias com as dificuldades

Recentemente Stephen R. Covey fez uma apresentação em Dallas sobre o fortalecimento das famílias em tempos de crise. Reunidos na sala estavam as pessoas que perderam seus empregos na crise econômica e ainda se encontram à procura de novo trabalho, em um ambiente muito difícil. Em 2009 tivemos milhões de pessoas desempregadas, não só nos EUA, mas em muitas partes do mundo devido à crise econômica que tomou conta de nós.

Estar fora do mercado de trabalho e à procura de emprego pode ter um impacto preocupante sobre as famílias. A tensão crescente, pressão e preocupações, muitas vezes prejudicando a capacidade de uma pessoa ser o tipo de cônjuge ou parente que gostaria de ser. A comunicação pode ser falha. Brigas e discussões aumentam nos relacionamentos. E os membros da família podem se sentir amedrontados, abandonados e até excluídos.

Em tais situações, eu aconselho para que se lembre de quem são as pessoas mais importantes em sua vida e o que mais importa para eles. Por você estar fora de um trabalho poderia se concentrar em sua crise particular, mas sua família é seu bem mais precioso. Então o que você pode fazer para reforçar a sua família em tempos de angústia?
Há três coisas que Dr. Covey encoraja a todos para fazer com suas famílias nos momentos bons ou ruins:

- Escrever uma declaração de missão familiar.
Ou seja, identificar que tipo de família que vocês querem ser. Por exemplo, qualidades que definem a sua família, que tipo de sentimento você quer em sua casa, como você quer construir relacionamentos? Todos os envolvidos nestas questões devem participar e escrever juntos algo que define a família e como todos querem que ela seja.

- Realizar reuniões semanais da família.
Reunir sua família uma vez por semana para conversar sobre questões, problemas ou coisas boas. Consulte a declaração de missão que fizeram para ver como estão se saindo. Aproveite esse tempo juntos, façam algo divertido.
- Lembre-se a conta bancária emocional.
Semelhante a uma conta bancária, você pode fazer depósitos ou saques em cada um de seus relacionamentos familiares. Depende apenas de suas ações. Faça um esforço consciente para fazer depósitos significativos em seus relacionamentos. E preste atenção quando fizer uma retirada, peça desculpas e corrija o erro.

Fazendo essas pequenas coisas, seu relacionamento em família estará fortalecido, por maior que seja a crise ou o problema. Você vai assumir o controle de sua vida e a vida da sua família ao invés de serem atingidos pelas tempestades de problemas ou crises que surgirem em seu caminho. Com uma família forte, sua busca por trabalho será mais eficaz e sua família será a sua maior fonte de força e apoio.

Para obter mais idéias sobre o reforço das famílias leia Os 7 Hábitos das Famílias Altamente Eficazes ou outros bons livros sobre o assunto.



4 comentários:

  1. Paulo, mas uma vez você pega os fundamentos do Dr. Covey, que por sua vez já são baseados em princípios e traduz com palavras e dicas objetivas e construtivas. Para mim que, desde que fiz os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, estou exercendo quase que uma "catequese" aqui em casa, você está correto no seu post e sou prova viva disso. Dei os 7 Háb das Famílias para minhas esposa ler, os 7 Háb dos Adolescentes para minha filha e os 7 Háb das Crianças para o meu filho. Converso com eles sobre os hábitos e temos evoluído bastante. Está recente, comecei no fim de outubro, mas espero estou vendo os resultados e espero chegar no fim do ano com uma família mais unida e feliz. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. O desemprego, talvez, seja um dos fatores que mais atingem o casamento e relacionamento familiar. Concordo com as dicas do Dr. Covey e acredito tanto em seus efeitos benéficos que as pratico, principalmente aquela relacionada com reuniões familiares.

    Eu lí no livro "O Poder da Confiança" (Stephen M. R. Covey), que o sucesso da Southwest Airlines em sua gestão de pessoas consiste no falar francamente e não esconder nada de seus funcionários, nem o pior dos problemas. Acredito muito que a luz da verdade é a principal ferramenta para a solução de uma dificuldade.

    ResponderExcluir
  3. Olá Paulo,
    Fico muito feliz por ver, que esses grandes princípios estão sendo difundidos e ensinados ao mundo por grandes líderes.
    Já pratico a reunião em familia há muito tempo, sou mais uma testemunha de que nossas familias se tornam mais sólidas e um porto seguro, antes, durante e depois das tempestades.
    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  4. SILVIO,
    OS 7 HÁBITOS É UM PROCESSO DE UMA VIDA E NÃO APENAS UM CONCERTO RÁPIDO. VOCÊ ESTÁ CERTO, CONTINUE OFERECENDO PARA SUA FAMÍLIA O MELHOR, A OPOSIÇÃO É GRANDE FORA, NA ESCOLA ENTRE OS AMIGOS ETC, E CABE AOS PAIS FICAREM ATENTOS E OFERECEREM O MELHOR A SUA FAMÍLIA. NÃO SE PREOCUPE EM ESTAR DANDO DE MAIS A ELES, TUDO QUE FIZERMOS AINDA SERÁ POUCO DIANTE DE TANTA PRESSÃO QUE NOSSAS FAMÍLIAS SOFREM! PARABÉNS.

    RODRIGO,
    GOSTO MUITO DE UMA FRASE DE UM PRESIDENTE AMERICANO QUE DIZ: PREFIRO CONFIAR SEMPRE NAS PESSOAS E TER ALGUMAS DECEPÇÕES DO QUE DESCONFIAR DE TODOS E TER UMA VIDA INFELIZ.

    CLAUDIO,
    PARABÉNS E SUCESSO NA SUA JORNADA DE MANTER UMA FAMÍLIA SÓLIDA E FELIZ. É A BASE DE TUDO.

    ResponderExcluir