terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Restaurar a confiança pode ser uma aventura muito positiva

Uma das maiores perdas que temos sentido atualmente é quebra da confiança. Mas nem tudo está perdido. É um caminho desafiador e consome um tempo, mas a confiança pode ser reconstruída e restaurada.

Em qualquer situação, tanto na vida pessoal e profissional, acredito que o processo de restauração da confiança pode ser uma aventura muito positiva, pois você pode redimir-se e criar a novidade. Por exemplo, quando você tem um relacionamento quebrado com alguém, você tem que aprender a reconhecer o seu papel nele, pedir desculpas e ter humildade. Então você precisa encontrar uma forma de envolver a pessoa em um novo relacionamento.

Stephen Covey usa a metáfora de uma Conta Bancária Emocional. Como uma conta bancária financeira, você pode fazer depósitos e retiradas. Quando você faz depósitos continuamente, usando sua integridade e sua empatia, significa que sabe o que são depósitos e o que são saques para as outras pessoas. Essas duas coisas, empatia e integridade, são essenciais para que pouco a pouco você possa restaurar a confiança.

Pense se tem algum problema de quebra de confiança hoje. Talvez uma quebra no trabalho, em casa ou com um amigo, pense em como você pode restaurar a confiança nesse relacionamento. 

Examine a sua Conta Bancária Emocional com essa pessoa, é mais provável que o problema exista por causa de retiradas. Faça um compromisso de começar a fazer os depósitos mais importantes para essa pessoa e faça-o. Pouco a pouco, mesmo com pequenos depósitos, você vai descobrir que a conta vai crescer. Pode levar algum tempo, mas você vai encontrar o efeito cumulativo dos depósitos.

Dependendo da gravidade da confiança quebrada, você pode encontrar uma nova confiança sendo reconstruída e restaurada, e uma nova relação vai nascer. Evidentemente, isso também depende da outra pessoa, mas você pode optar por fazer a sua parte, independentemente de a outra pessoa se concentrar no seu círculo de influência. E você vai encontrar alguma paz, sabendo que você fez sua parte.

E não se esqueça de fazer depósitos constantes em suas relações de confiança, é o que as mantêm forte! Aproveite a aventura!

3 comentários:

  1. ola Paulo,

    a idéia da Conta Bancária Emocional realmente é ótima! Porém vejo que com o corre-corre de todos os dias, acabamos esquecendo (me incluo nessa) de fazer esses depósitos e muito menos, paramos para fazer um balanço de como estão os depósitos e "saques".

    Mas são de extrema necessidade.
    Preciso parar para fazer essa análise...

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Manter nossa conta sempre positiva é um grande desafio, mas com os pequenos depósitos diários podemos manter equilibrada e com o saldo positivo. Não quebrar a expectativa daqueles que confiam em nós precisa ser sempre nossa maior meta.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  3. Bibiana,
    Sem dúvida é um desafio constante, porém a atenção e a lembrança constantes neste princípio fará a diferença. Lembre-se que as pequenas coisas provém as grandes.

    Claudio,
    Grande Glaudio, é isso mesmo!

    Abraços!

    ResponderExcluir