sexta-feira, 7 de maio de 2010

Direção e velocidade caminham juntos

Não adianta ter atitude, ser ágil, fazer tudo pra ontem, se não há um caminho traçado, uma direção para onde seguir. Saber para que e por que se está correndo faz toda a diferença. A administração do tempo também é fundamental para se conquistar os objetivos pretendidos. Em nosso trabalho com diferentes empresas muitas vezes nos deparamos com pessoas ativas, competentes e que sonham em alcançar uma posição de destaque em suas carreiras. Essas mesmas pessoas enfrentam um problema semelhante: a dificuldade de colocar o que é mais importante em primeiro lugar em suas vidas. E por que essa dificuldade aparece?

A falta do gerenciamento do tempo empregado em cada ação do seu dia a dia, além da relação mais que necessária entre os planos eficientes e eficazes que traçamos para nossas vidas, afetam diretamente nosso desempenho. Vou usar a linguagem figurada para tentar explicar esse principio: a bússola (que representa nossos valores e princípios) e o relógio (que são nossos compromissos, metas e atividades). Uma grande lacuna aparece quando percebemos  que as atividades que desenvolvemos não são as principais para as nossas vidas.  

A percepção dessa lacuna na maioria das vezes aparece em um momento de sofrimento, como, por exemplo, a perda do emprego. É num momento assim, de profundo desespero, que muitas pessoas começam a refletir e descobrem que não estão seguindo uma direção nem gerenciamento seu tempo para conseguir os seus verdadeiros objetivos de vida. 

E é aí que a pessoa inicia um processo de mudança. Nessa hora, algumas questões são fundamentais. Uma delas é a diferença entre eficiência e eficácia. É importante ressaltar que um projeto pode ser desenvolvido com maestria, ser totalmente eficiente nas suas diretrizes e procedimentos, além de ser realizado em tempo recorde, mas se ele não nascer de uma reflexão profunda e madura sobre a sua necessidade,  suas implicações e seu alinhamento com valores e princípios sólidos, ele não vai durar muito tempo e os problemas começarão a aparecer, ou seja: pode ser eficiente, sem ser, no longo prazo, realmente eficaz.

É assim também com as mudanças estruturais, que são as mais complicadas e as mais necessárias. Você tem um problema, foca e tenta resolver. Certamente consegue, mas e a raiz que originou esse problema? Continua lá? Na maioria das vezes sim e inevitavelmente o problema retorna ou aparece de uma forma diferente.
Na verdade, o que mais precisamos é ultrapassar uma noção superficial de  gerenciamento do tempo para chegarmos ao conceito de liderança do nosso próprio caminho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário