quarta-feira, 11 de maio de 2016

Pontos de Liderança em Discussão

Por Paulo Kretly


Dizendo Não





Quando você executar uma estratégia que exigir uma mudança duradoura no comportamento de outras pessoas, você estará diante do maior desafio de liderança que você jamais enfrentou

– “As 4 Disciplinas da Execução”
de Chris McChesney, Sean Covey, Jim Huling e Bill Moraes

A maioria das Organizações simplesmente não alcança suas metas. Este fato é evidente tendo em vista o comportamento mundial do mercado de ações. O que afeta o preço da ação mais do que qualquer outra coisa?

O Desempenho da meta.

E o que faz o preço da ação cair ou estagnar? A falta de desempenho da meta, claro.

A prática global da McKinsey’s diz que 70% dos programas de mudança fracassam. Por quê? O problema, de acordo com a McKinsey, ocorre "em grande parte devido à resistência dos funcionários e a falta de apoio à gestão"

ⁱBoris Ewenstein, Wesley Smith, Ashvin Sologar, “Changing Change Management,” McKinsey Global, July 2015. http://www.mckinsey.com/global-themes/leadership/changing-change-management

Por que os empregados resistem? Por que os gerentes não apoiam novas metas?

Não é porque eles não concordam com a meta. Todos concordam que a meta é boa, talvez até vital. Mas sempre que você estabelece uma meta que nunca foi atingida antes, você começa a ter coisas para fazer que nunca teve antes. Você tem que mudar seu comportamento.

E mudar é difícil.

Qualquer um que tenha tentado perder peso ou parar de fumar pode lhe confirmar isso.

O que torna difícil?

Uma pesquisa global da PriceWaterhouseCoopers com centenas de companhias aprofundou-se nesta questão. Suas principais descobertas foram:

• A maioria dos executivos —55% —dizem estar preocupados que sua organização "não está focada em executar a estratégia";

• 42% dos executivos dizem que sua companhia não está alinhada por trás da estratégia e que “algumas partes da organização não a entendem ou a resistem”

• O mesmo percentual —42%— estão preocupados que a estratégia da organização requer que as pessoas “trabalhem demais, e com frequência em prioridades conflitantes"ⁱ

Então esses executivos se deparam com três questões: falta de foco, falta de entendimento, e metas demais. Nosso próprio time de pesquisa da FranklinCovey comprovou que isto é verdade em mais de 1500 organizações.

A primeira e a terceira questão estão relacionadas. Empregados já estão profundamente envolvidos em simplesmente manter a empresa funcionando, o que torna difícil focar em novas atividades. “Você está nos pedindo para fazer isso além da minha rotina? ”

Então quando a gerência começa a listar cinco, dez ou vinte novas iniciativas, o problema fica ainda pior – particularmente quando estas iniciativas envolvem aprender nova tecnologia, como geralmente envolvem.

ⁱStrategy Execution Survey Key Findings, Strategy&, PriceWaterhouseCoopers, April 23, 2014.http://www.strategyand.pwc.com/media/file/Strategyand_Slide-Pack-Strategy-execution-survey.pdf

Outra questão, pessoas “não entendem ou resistem” a uma nova meta. Como a McKinsey diz, “Quando as pessoas estão verdadeiramente interessadas na mudança é 30% mais provável que elas venham a aderir. ” A resposta: “Cada companhia deveria ter uma visão clara do novo comportamento que ela quer reforçar. . . As melhores soluções são fortemente voltadas para uma tarefa específica. ”

Não é difícil entender porque a gerência fica frustrada quando as metas não são atingidas. Mas se eles levarem a sério o atingimento das metas vitais, eles também precisarão levar a sério a disciplina da execução – o que é necessário para ter as pessoas “verdadeiramente interessadas” nestas metas.

A FranklinCovey tem se especializado em ajudar organizações a executarem sua estratégia. Em milhares de Organizações e times de trabalho as disciplinas da execução foram instaladas e estão funcionando. Esta é a fórmula para ajudar as pessoas a ficarem “verdadeiramente interessadas nas metas– e funciona.

Questões a Ponderar

Qual é o histórico de sua organização em verdadeiramente atingir as metas que são estabelecidas? Você entrega o que promete? Seu pessoal entende com clareza uma ou duas metas vitais que precisam ser atingidas? Eles estão “fortemente focados” nelas ou eles nem sequer sabem quais são? Eles estão pessoalmente “interessados” em atingi-las? Qual seria o impacto em sua organização se todos estivessem alinhados com as metas mais vitais da organização?


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