Dizendo Não
Quando você executar uma estratégia que exigir uma
mudança duradoura no comportamento de outras pessoas, você estará diante do
maior desafio de liderança que você jamais enfrentou
– “As 4
Disciplinas da Execução”
de Chris
McChesney, Sean Covey, Jim Huling e Bill Moraes
A
maioria das Organizações simplesmente não alcança suas metas. Este fato é
evidente tendo em vista o comportamento mundial do mercado de ações. O que
afeta o preço da ação mais do que qualquer outra coisa?
O
Desempenho da meta.
E
o que faz o preço da ação cair ou estagnar? A falta de desempenho da meta,
claro.
A prática global da McKinsey’s diz que
70% dos programas de mudança fracassam. Por quê? O problema, de acordo com a McKinsey,
ocorre "em grande parte devido à resistência dos funcionários e
a falta de apoio à gestão"ⁱ
ⁱBoris
Ewenstein, Wesley Smith, Ashvin Sologar, “Changing Change Management,” McKinsey Global, July 2015. http://www.mckinsey.com/global-themes/leadership/changing-change-management
Por
que os empregados resistem? Por que os gerentes não apoiam novas metas?
Não
é porque eles não concordam com a meta. Todos concordam que a meta é boa,
talvez até vital. Mas sempre que você estabelece uma meta que nunca foi
atingida antes, você começa a ter coisas para fazer que nunca teve antes. Você
tem que mudar seu comportamento.
E
mudar é difícil.
Qualquer
um que tenha tentado perder peso ou parar de fumar pode lhe confirmar isso.
O
que torna difícil?
Uma
pesquisa global da PriceWaterhouseCoopers com centenas de companhias
aprofundou-se nesta questão. Suas principais descobertas foram:
•
A maioria dos executivos —55% —dizem estar preocupados que sua organização "não
está focada em executar a estratégia";
•
42% dos executivos dizem que sua companhia não está alinhada por trás da
estratégia e que “algumas partes da organização não a entendem ou a resistem”
•
O mesmo percentual —42%— estão preocupados que a estratégia da organização requer
que as pessoas “trabalhem demais, e com frequência em prioridades conflitantes"ⁱ
Então
esses executivos se deparam com três questões: falta de foco, falta de
entendimento, e metas demais. Nosso próprio time de pesquisa da FranklinCovey
comprovou que isto é verdade em mais de 1500 organizações.
A
primeira e a terceira questão estão relacionadas. Empregados já estão
profundamente envolvidos em simplesmente manter a empresa funcionando, o que
torna difícil focar em novas atividades. “Você está nos pedindo para fazer isso
além da minha rotina? ”
Então
quando a gerência começa a listar cinco, dez ou vinte novas iniciativas, o
problema fica ainda pior – particularmente quando estas iniciativas envolvem
aprender nova tecnologia, como geralmente envolvem.
ⁱStrategy Execution Survey Key Findings, Strategy&, PriceWaterhouseCoopers, April 23, 2014.http://www.strategyand.pwc.com/media/file/Strategyand_Slide-Pack-Strategy-execution-survey.pdf
Outra
questão, pessoas “não entendem ou resistem” a uma nova meta. Como a McKinsey diz,
“Quando as pessoas estão verdadeiramente interessadas na mudança é 30% mais
provável que elas venham a aderir. ” A resposta: “Cada companhia deveria ter
uma visão clara do novo comportamento que ela quer reforçar. . . As melhores
soluções são fortemente voltadas para uma tarefa específica. ”
Não
é difícil entender porque a gerência fica frustrada quando as metas não são
atingidas. Mas se eles levarem a sério o atingimento das metas vitais, eles
também precisarão levar a sério a disciplina da execução – o que é necessário
para ter as pessoas “verdadeiramente interessadas” nestas metas.
A
FranklinCovey tem se especializado em ajudar organizações a executarem sua
estratégia. Em milhares de Organizações e times de trabalho as disciplinas da
execução foram instaladas e estão funcionando. Esta é a fórmula para ajudar as
pessoas a ficarem “verdadeiramente interessadas nas metas– e funciona.
Questões a Ponderar
Qual é o histórico de
sua organização em verdadeiramente atingir as metas que são estabelecidas? Você
entrega o que promete? Seu pessoal entende com clareza uma ou duas metas vitais
que precisam ser atingidas? Eles estão “fortemente focados” nelas ou eles nem sequer
sabem quais são? Eles estão pessoalmente “interessados” em atingi-las? Qual
seria o impacto em sua organização se todos estivessem alinhados com as metas
mais vitais da organização?
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