segunda-feira, 17 de julho de 2017

O eterno legado de Stephen Covey


Conheci Stephen Covey no ano de 2000, quando participávamos de um evento da FranklinCovey em Sundance (Utah EUA). Durante uma das visitas de Stephen aqui no Brasil, mencionei sobre uma pesquisa que estava fazendo sobre os termos Legado e Figura de Transição. Ele me encorajou a desenvolver o assunto em um livro.

Uma Figura de Transição é aquela que desenvolve um crescente poder interior e liberdade de escolha. Ela interrompe a transmissão de tendências insalubres, nocivas e prejudiciais de uma geração por outra (seus filhos e netos). Essa pessoa torna-se um exemplo positivo ao transmitir hábitos eficazes que fortalecem e auxiliam o desenvolvimento dos demais de forma positiva.

Acredito que todos nós podemos encontrar maneiras de nos tornarmos Figuras de Transição. Ser proativo; sempre agir de dentro para fora ou, em outras palavras, primeiro internalizar os princípios e depois tentar influenciar os outros; e viver de forma a transmitir um bom exemplo: essas são as características específicas que encontramos nas Figuras de Transição.

Em meu livro Deixe um Legado, compartilhei algumas histórias de pessoas de diferentes lugares do mundo que apresentaram esse processo de transição, incluindo a aquisição de novos hábitos. Além de compartilhar minhas próprias experiências pessoais que ilustram as características das Figuras de Transição e os motivos pelos quais devemos ser uma delas.

Quando estive de passagem nos Estados Unidos a caminho de uma missão voluntária na África, Stephen me disse duas palavras que ficaram em minha lembrança até hoje, “
keep writing”, em minha tradução livre para aquele momento, foi que eu continuasse meu legado.

A real grandeza e o sucesso de uma pessoa em seu papel como Figura de Transição é causar geração após geração, um profundo impacto positivo cujo alcance é impossível medir.


Neste último domingo, fez 5 anos que Stephen Covey nos deixou, mas, seus princípios, seus valores, seu legado perpetuam até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário