terça-feira, 25 de agosto de 2009

Foque no que é crucialmente importante - Por Stephen R. Covey

A liderança começa com a definição de prioridades, mas não para por aí. Em muitas organizações, existe uma grande lacuna entre definir metas e objetivos e atingi-los. Para que essa lacuna seja preenchida, as corporações devem praticar as 4 disciplinas da execução:
- Focar no que é crucialmente importante
- Criar um placar envolvente
- Traduzir metas em ações específicas
- Manter todos da empresa comprometidos

Há um princípio-chave envolvendo a execução que muitos não compreendem. Segundo o cientista Nigel Calder, uma das mais importantes características da mente é que “a mente atende uma coisa de cada vez”. Supondo que você tenha 80% de chance de atingir uma meta com excelência. Se você adicionar uma segunda meta à primeira, suas chances caem para 64%. Faça malabarismos e estabeleça cinco metas imediatamente, e você terá somente 33% de possibilidade de obter excelentes resultados.
Portanto, observe como é fundamental focar intensamente em só algumas metas cruciais. Enquanto muitas de nossas metas de trabalho são importantes, só algumas se qualificam como “crucialmente importantes.” A meta crucialmente importante envolve sérias conseqüências. O fracasso em alcançar esta meta deixa outras realizações relativamente incoerentes. Considere a situação do controlador de tráfego aéreo. Em qualquer momento, centenas de aviões estão no ar, e todos eles são importantes. Mas o censor não pode focar em todos eles imediatamente. Seu trabalho é aterrissá-los um de cada vez, com perfeição. As organizações estão em posições semelhantes.

Como você sabe quais metas são crucialmente importantes? O primeiro passo é definir claramente todas as metas. Que metas trazem mais vantagens em relação à estratégia e prioridades econômicas da empresa? A estratégia da empresa é enfraquecida a menos que estabeleçam metas em que todos nas organizações compreendam. Todos na empresa devem entender como meta, algo que:
- Esteja alinhado a missão da organização
- Tenha uma vantagem competitiva
- Aumente as vendas
- Aumente as vantagens competitivas da empresa

Portanto, a meta não será crucialmente importante se você não pode, com ela, avançar em direção a estratégia da empresa. Quais as atividades mais importantes que você deve fazer para suprir as necessidades de seus interessados? Suas respostas constituem nas metas crucialmente importantes.
Clientes, fornecedores, investidores e empregados devem estar envolvidos nessas metas. Portanto, todos devem ser capazes de definir como metas-chave àquelas que atendam a lealdade ao cliente, acendam a energia e paixão de seu pessoal e favoreçam os principais fornecedores, parceiros e investidores.
Para um negócio, uma meta não pode ser crucialmente importante a menos que seja extremamente relevante à economia da organização. Todo mundo na empresa deve ser capaz de definir como a meta contribuirá para:
- O crescimento da empresa
- Redução de custos
- Fluxo de caixa
- Lucratividade
Metas crucialmente importantes trazem um retorno maior. De todas suas metas potenciais, quais poucas trariam um retorno econômico mais significativo? Alinhar as metas à estratégia e à um cenário econômico da empresa, ajuda a entender o porquê da implementação da meta. O trabalho do líder e da equipe - plenamente empenhada - definirá as metas crucialmente importantes. Distinguir o que é crucialmente importante do que é meramente importante evitará que haja desperdício de tempo e esforço em algo menos precioso.

* Stephen Covey é fundador da FranklinCovey e autor do Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes e O 8° Hábito.

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