Recentemente vi uma pesquisa realizada pela fundação Don Cabral com 380 executivos de 282 empresas diferentes no Brasil. Me chamou a atenção pois foi feito apenas uma pergunta para estes executivos: O que tira o seu sono? Isto é, qual é a sua maior preocupação... A resposta foi interessante. De todos os entrevistados a primeira preocupação é justamente o equilíbrio de tempo dedicado à família e a profissão. Isto me fez refletir algumas coisas que negligenciamos.
Um dos maiores problemas que enfrentamos nos dias atuais é o de balancear trabalho e família. Freqüentemente deixamos de lado tempo que deveria ser dedicado à família para que possamos dar conta das demandas do trabalho – mas as coisas não precisam ser assim. Há tempo suficiente para lidarmos com a carreira e a família, eliminando-se todas as atividades extras que desperdiçam o tempo e estabelecendo prioridades. Empresas de sucesso criam missões a fim de manter-se na direção certa e pessoas de sucesso fazem o mesmo para manter-se rumo às suas metas. Deste modo, ao criar uma missão familiar você garante que a sua família trabalhará junta e que vocês poderão obter o máximo de cada um.
Entenda o que uma missão familiar pode lhe oferecer. Com os estilos de vida corridos da atualidade, constantemente nos perguntamos se estamos passando tempo suficiente com nossos filhos, nosso cônjuge, na nossa profissão, ou até com nós mesmos. O truque não é espremer mais uma atividade numa vida já excessivamente cheia, mas fazer escolhas baseadas em princípios sólidos. Faça com que as pessoas da sua família conversem sobre o que elas querem enquanto família; que tipo de família elas querem fazer parte. A sua missão pode compor-se de umas poucas palavras rabiscadas num guardanapo de restaurante ou ser tão elaborada quanto uma constituição familiar trabalhada e refinada ao longo dos anos. Uma missão ensina-nos quando dizer não e como dizer sim.
Pode parecer um pouco estranho marcar uma reunião familiar para discutir que tipo de família você quer, mas os resultados que você colherá podem ser fenomenais. Esta pode ser também uma chance para clarear quaisquer ressentimentos ou mal entendidos e construir algo positivo. Procure fazer com que todos coloquem seus sentimentos e idéias sobre a mesa – peça-lhes para pensar qual seria sua noção de uma família ideal. O que vocês gostariam que fosse diferente? Talvez vocês queiram ser uma família que passe bastante tempo fazendo algo juntos – ou talvez existam interesses e preferências individuais que signifiquem que vocês valorizam muito o espaço pessoal. Escreva uma declaração que inclua todos os pontos de vista diferentes.
Planeje um fim de semana anual a fim de reescrever sua missão. Uma vez que a sua missão esteja escrita e que todos estejam de acordo, peça que eles sugiram o que pode ser feito para ajudá-los a se aproximar do que vocês desejam. Isto pode ser, por exemplo, planejar as férias da família, organizar uma atividade regular ou simplesmente certificar-se de que todos sabem quais noites a família toda estará em casa. Mas jamais se sinta como se a sua missão tivesse sido entalhada em pedra e que coisas terríveis aconteceriam se a família ou algum membro dela agisse em desacordo com a missão. As pessoas mudam e, portanto, você deve esperar que também a sua missão familiar se desenvolva.
Enfim, missões empresariais têm sido usadas há anos para criar um ambiente em que cada funcionário sabe exatamente para que está trabalhando – utilizando a mesma idéia para a sua família, você pode melhorar sua vida familiar e achar tempo para as coisas que realmente importam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário