Para um líder que faça jus a esse título e para uma empresa que deseje crescer e prosperar, estimular a criatividade de seus funcionários e colaboradores não é uma possibilidade, é um dever. Conforme disse Edward de Bono, especialista de renome internacional em pensamento criativo e autor de dezenas de livros sobre o assunto,
"Nada é mais importante do que o pensamento humano. A qualidade de nosso futuro depende diretamente da qualidade de nosso pensamento. Pessoas com diferentes culturas, idades e capacidades podem ser ensinadas a pensar. Não é uma questão de inteligência ou de conhecimento. Pensar é uma habilidade específica que pode ser aprendida."
Ao afirmar que "pensar é uma habilidade que pode ser aprendida", o trecho nos induz a outro aspecto digno de reflexão: também cabe a nós a responsabilidade de incentivar o pensamento criativo daqueles que nos cercam. Como é, por exemplo, função dos pais estarem atentos às manifestações de criatividade dos filhos, estimulando-os e propiciando-lhes condições favoráveis para que essas manifestações floresçam e facilitem o desenvolvimento de talentos.
Da mesma forma, no ambiente profissional, é função do líder estimular a criatividade de seus funcionários e colaboradores. E esse estímulo deve transparecer inclusive em seu modo de conversar com os membros da equipe. Se alguém lhe trouxer uma ideia e você se limitar a dizer que isso não funciona, estará jogando um balde de água fria em seu interlocutor. Por outro lado, o fato de você achar que não funciona não significa que o autor da ideia não seja capaz de encontrar soluções para fazê-la funcionar, caso se sinta encorajado o suficiente.
Experimente dizer algo como: "Você já pensou em como poderia solucionar tais e tais aspectos referentes à sua ideia?" Ou então, "De que forma você poderia colocar isso em prática?" Se a ideia de fato for inviável, o próprio autor acabará percebendo isso por si próprio, sem se sentir humilhado ou rejeitado. E não se sentirá constrangido em voltar a procurá-lo com novas ideias, ou com novas soluções para viabilizar a ideia anterior.
Lembre-se: o primeiro requisito para se ter uma equipe criativa é não subestimar a criatividade de ninguém. Reflita sobre o modo como está lidando com as ideias e sugestões das pessoas à sua volta. Os resultados irão surpreendê-lo!
Você pode encontrar dicas de como mudar a forma de falar em meu livro "Deixe um Legado".
Boa semana e Sucesso!
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