Muitas vezes me perguntam se existe um hábito de Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes que é mais importante do que os outros. Naturalmente, todos os hábitos são importantes e formam um todo interligado, ou como Stephen R. Covey chama de “continuum”.
Para obter o máximo de eficácia, você deve construir suas vitórias (particular e pública) a partir de um hábito para o outro e aplicá-los de forma consistente. Sendo assim, o Hábito 1 - Seja pró-ativo -fornece a base para todos os outros hábitos. O Hábito 1 é, sem dúvida, o trabalho de fundação para a liderança de sua vida, isso porque se baseia no paradigma "sou livre para escolher e responsável por minhas escolhas." Todos os outros hábitos são dependentes de ser pró-ativo e a escolha de dominar e praticar uma vida centrada em princípios.
A chave para ser pró-ativo é lembrar que entre o estímulo e a resposta existe um espaço. Esse espaço representa a nossa escolha, como iremos escolher para responder a qualquer situação, pessoa, pensamento ou evento. Imagine um botão de pausa entre o estímulo e a resposta, você pode usá-lo para fazer uma pausa e pensar sobre qual é a resposta baseada em princípios para aquela situação. Ouça o que sua consciência lhe diz. Atente-se para o que é sábio, como agir baseado em princípios, e então haja.
O ser pró-ativo (Hábito 1) torna-se muito mais poderoso quando ligado e relacionado com os outros hábitos. A chave para os hábitos é a combinação da sinergia entre eles e o poder da finalidade de cada um. Deixando de fora um hábito é como ter uma cadeira de quatro pernas, quando você remove uma das pernas da cadeira ela se desequilibrará.
Nesse mês de fevereiro a FranklinCovey Brasil realizará um evento especial chamado "Vivendo Os 7 Hábitos", o objetivo é oferecer uma revisão dos conceitos de cada hábito e esclarecer possíveis dúvidas e dificuldades que surgiram na aplicação dos hábitos. Saiba mais: http://www.franklincovey.com.br/emailer/vivendo7habitos.html
Concordo em gênero numero e grau !!!! o Hábito 1 é poderoso. Fantástico!!!
ResponderExcluirO poder de escolher a resposta pode fazer com que a pessoa reclame muiiiito menos, pode tirar pessoas de um estado profundo de depressão e muito mais. O hábito mais importante é o 1, mas qual o hábitos mais complicado de ser aplicado??
Responde essa Paulo??
Eu tenho minha opinião. Quero saber a sua. =)
Aqui fica o link de um artigo que escrevi mês passado sobre o hábito 1. Nada perto do nível desse seu post.
http://papodelider.blogspot.com/2010/01/nao-seja-uma-vitima-no-trabalho-seja.html
Abraços
wendell carvalho
De bate-pronto digo que não há um mais importante que o outro..Entendo que foram tão bem elaborados e colocados em uma sequencia espetacular, que forma-se um elo entre eles. Todos no mesmo peso e medida. Qualquer quebra poderá ocasinar a perda de atingimento de seu objetivo..
ResponderExcluir