quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Zilda Arns deixa seu legado

Acompanhamos através dos meios de comunicação a triste situação do Haiti após sofrer um terremoto na tarde desta terça-feira. Entre as vítimas, brasileiros que estavam no país em missão de paz, e uma delas que deixa um legado especial, a médica e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, Zilda Arns.


Há tempos admiro profundamente Zilda Arns por ser uma figura que rompeu padrões de comportamento e transformou a realidade ao seu redor. Parte de sua trajetória relato em meu livro Deixe um Legado, onde falo de pessoas que assim como ela tornaram-se Figuras de Transição e mudaram gerações. Para mim o que marcou em sua trajetória foram as mudanças positivas que realizou e que foram frutos de ações persistentes, alimentadas por uma visão de mundo firmemente calcada em princípios.
Nem sempre é fácil ater-se aos princípios, é preciso ter muita determinação e força interior para não sucumbir às pressões e simplesmente desistir. Se ela tivesse desistido de agir com base em princípios e de acreditar no potencial que tinha em transformar a realidade, jamais teria revertido a média de mortalidade infantil no Brasil, e mobilizado cerca de 155 mil voluntários, que atuam em mais de 30 mil comunidades carentes em todos os estados brasileiros, nos projetos da Pastoral.

Uma Figura de Transição está sempre atuando de dentro para fora, isto é, aplica os princípios a si mesma antes de pedir que os outros vivam de acordo com ele. O único motivo pelo qual inspira mudanças é porque ela própria já se transformou nessas mudanças. Ou seja, inspiramos pessoas pelo que fazemos e não pelo que dizemos, e esta é uma boa reflexão para fazermos de nossas atitudes nos diferentes relacionamentos que mantemos no dia a dia.


Zilda Arns você certamente fez a diferença em muitas vidas!


2 comentários:

  1. Figuras de transição são os verdadeiros vetores de mudança social. Seu legado nunca será esquecido.

    ResponderExcluir
  2. Paulo, minha esposa Sandra foi por 2 anos e meio coordenadora da Pastoral da Criança da paroqia a que pertencemos.
    Dona Zilda eve um sonho e soube realizá-los com solidez.
    Dona Zilda soube colocar ao seu lado pessoas serias, compormetidas com um sonho -> A vida.
    Com uma visao incrivel, colocou a ciencia para camninhar com a sabedoria popular.
    A Multi-mistura era reginal. Cada erva, planta eram raiz eram aproveitadas de acordo com a região. Com isso, nunca falta a multi-mistura, que podia ser colocada na sopa, no feijão, no leite....
    O terinamento para os integrantes da pastoral é de conteudo rico. Ninguém sai para atender as crinças sem treinamento....
    A Pastoral da criança traz vida, aprendizado, solidariedade....
    abraços!

    ResponderExcluir