Grande parte do nosso mundo é dominada com uma sensação de medo e insegurança, medo de perder empregos, casas, ou o nosso futuro. Em tal estado de insegurança e vulnerabilidade, é fácil ver porque as pessoas podem ser resignadas em seu modo de sobrevivência, olhando apenas para si, em sua casa, no trabalho ou na comunidade. Neste ambiente, as pessoas tendem a responder às situações reativamente por estarem cada vez mais independentes. A mentalidade é a seguinte: "Vou concentrar-me em minha vida e minhas coisas."
Certamente a independência é vital, porém vivemos em uma realidade interdependente. Nossas tarefas mais importantes, os problemas que esperamos resolver e as oportunidades que esperamos realizar exigem trabalho e colaboração com outras pessoas em um nível de alta confiança, de maneira sinérgica, seja em casa ou no trabalho. Tendo uma atitude interdependente, habilidades e ferramentas são vitais, especialmente agora que nós trabalhamos com desafios diferentes de anos atrás.
Os princípios encontrados em Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes existem para ajudar as pessoas a compreenderem e construírem a interdependência. Quanto mais você realmente entender e praticar os hábitos, mais você vai construir as habilidades fundamentais e o caráter necessário para responder com êxito aos muitos desafios que inevitavelmente surgem em seu caminho. Como resultado, você será capaz de gerenciar os seus medos e inseguranças, trabalhando de forma pró-ativa sobre eles. Você será capaz de se encarregar de sua própria vida, livre para escolher e responsável por suas escolhas. O quê, por sua vez, reduzirá medos e inseguranças com o futuro, uma vez que você é eficaz e tem a capacidade de lidar com as situações e com as pessoasl, vivendo na interdepedência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário