terça-feira, 6 de abril de 2010

Onde nasce a motivação?

O que um líder de RH precisa que seus funcionários façam para obter os resultados de negócios que desejam? Atualmente, o departamento de RH das grandes corporações tem enfrentado um grande desafio: criar habilidade para execução das tarefas rotineiras focando as pessoas como processo primordial.

É fundamental que organizemos as atividades, voltando-nos para um processo de três etapas, no qual a pessoa vem em primeiro lugar, a estratégia é o segundo passo depois de definido os indivíduos certos para atingir metas e em seguida parte-se para as operações, que é a terceira etapa deste processo fundamental para eficácia na vida profissional e pessoal dos funcionários de uma organização. Desta forma, o líder em RH se integra aos processos de negócios da companhia, se tornando peça chave no desenvolvimento e execução de atividades que são prioridades.

Pesquisas realizadas pela FranklinCovey apontam que 70% das falhas estratégicas se devem a uma fraca execução de liderança e raramente resultam da falta de perspicácia ou de visão dos profissionais. Somente 26% dos pesquisados têm uma lista de objetivos específicos de trabalho; somente 17% preparam-se para cada dia de trabalho com um plano; somente 37% priorizam tarefas de modo que as mais importantes recebam mais tempo e atenção e somente 54% são capazes de visualizar o que precisam fazer para alcançar os objetivos da empresa.

O papel do líder para mudar esse quadro atual é transmitir aos funcionários três requisitos fundamentais para que estes foquem e executem bem suas tarefas, independente da responsabilidade e cargo que exercem. Esses requisitos baseiam-se em mostrar que o indivíduo tem que saber o que fazer, como fazer e sentir-se motivado para que haja o querer fazer. Desta forma, o líder tem o papel de treinar seus funcionários para atingir suas prioridades de forma organizacional, garantindo o empenho e dinâmica do seu pessoal e a certeza de que todos estão focados em prioridades do seu negócio e que são capazes de apresentar resultados diariamente com eficácia buscando maximizar os resultados obtidos.

Um comentário:

  1. Muito bom o post. Motivar a "querer fazer" é o grande desafio do líder. AS empresas pecam ainda muito no ponto de equilíbrio entre o que aumenta a produtividade e o que aumenta a burocracia do processo.

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