quarta-feira, 14 de abril de 2010

Twitter: Revolução da voz


Em seu livro “O 8 º Hábito - da Eficácia à Grandeza”, Stephen R. Covey escreve sobre algumas das mudanças que vemos no mundo e sua rápida evolução. Essas novas realidades definem o novo Trabalhador da Era do Conhecimento e os desafios e oportunidades que as pessoas e organizações enfrentam em todo o mundo na atualidade. 

Podemos ver um exemplo dessas mudanças com o fenômeno Twitter. Recentemente vimos um movimento no Irã que tem o potencial de revolucionar o estado e a sociedade, com as pessoas indo às ruas protestar contra os resultados eleitorais. Através do Twitter, as vozes do povo do Irão foram ouvidas em alto e claro som por todo o mundo. 

No livro 8 º Hábito, Dr. Covey fala sobre o desafio crucial do nosso mundo hoje: encontrar nossa voz e inspirar outros a encontrar a deles. Especificamente ele fala sobre os efeitos da internet na democratização (achando a voz) de nosso mundo. Aqui está o trecho: 

"A democratização da informação / Expectativas 
Ninguém controla a internet. É uma mudança de proporções globais. Pela primeira vez na história, a voz pura do espírito humano ressoa em milhões de diálogos inéditos, espalhando-se pelas fronteiras. Informação em tempo real sobre expectativas sociais conduzirão a vontade política que afeta todas as pessoas. "

O que você pensa sobre isso? Como o uso de redes sociais pode mudar a sua vida, dando-lhe voz e moldando o mundo em que vivemos?

Deixe um comentário com sua opinião. Sortearemos um livro “O 8º Hábito” para os comentários!

Abraços! 

5 comentários:

  1. O Twitter esta se tornando uma poderosa ferramenta de comunicação e mobilização.
    Com ele podemos expor nossa opinião para varias pessoas no mundo todo.

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  2. Campanhas sociais (ou não), protestos, manifestos e etc. já foram realizadas por meio de outras redes sociais, mas nenhuma com tanto sucesso quanto as via Twitter. A simplicidade, rapidez e alcance do serviço são seus maiores atrativos. O fluxo de informações que circulam na rede é muito grande, claro que muita coisa é inútil, mas grande parte pode e deve ser aproveitada. O twitter é o boca a boca dos novos tempos e ainda não há nada que se compare a tudo isso...

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  3. As redes sociais permitiram que a informação rompesse barreiras até então intransponíveis. Penso que cabe a cada pessoa definir se isso ajudará ou destruirá sua vida.
    Realmente nós moldamos como o mundo nos vê através da nossa voz e assim como palavras não voltam à boca, posts e twittes não voltam ao teclado. Aproveitemos as mudanças para crescer e aprimorar e que a nossa "voz" fale palavras que edifiquem e auxiliem.

    Mirian Gama - @MirianGS

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  4. http://rodrigoaugustodasilva.blogspot.com/2010/04/como-o-uso-de-redes-sociais-pode-mudar.html

    Seria duvidoso de nossa parte acreditar que o Twitter, bem como as demais ferramentas de comunicação da atualidade, poderia substituir os movimentos organizados no Brasil e no mundo levando em conta a atual situação econômica do Brasil. Sejamos realistas e posicionados. O Twitter, essa rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários que enviem e leiam atualizações pessoais de outros contatos, porém, só por intermédio de conexão com a internet ou através de operações telefônicas caracterizadas como SMS. A Conexão com internet bem como o torpedo SMS, dois serviços adquiridos somente através de um valor, de um preço – A questão é a seguinte: Como as pessoas da classe baixa, camada essa que possui maior necessidade de ser ouvida, poderia utilizar essa ferramenta levando em conta os altos preços desses serviços e a dificuldade de acesso em algumas áreas do Brasil? Isso ainda é um problema que intriga e tira muita gente do sério. Entretanto, como foi citado no início do comentário, o uso do Twitter como forma de melhoria de vida é um processo duvidoso, pois como vimos o governo disponibilizou em Dezembro/2009 o programa Banda Larga Popular, com um custo inicial de R$29,90 – REPETINDO: “Com custo inicial” de R$ 29,90 e com isenção de ICMS. Na lista com as 48 cidades atendidas pode-se perceber a ausência de cidades do norte como Manaus, Belém, Palmas entre outras. Agora retorna a pergunta: Onde estão as pessoas que mais precisam ser ouvidas? Em Copacabana? Em São Paulo? Pois segundo o IBOPE/Nielson de 2009 apenas 44% da população brasileira está conectada à internet. Como podemos falar de democratização da informação e liberdade de expressão se a população que mais precisa ser ouvida não possui um acesso posicionado?
    Mas não se preocupem, pois esses 44% da população brasileira formada pela classe A, B e um pouco da C, comunicarão “twittarão” à classe dos proletariados quando a internet for um bem acessível no pátio das escolas públicas, ou quem sabe na entrada das redes públicas de saúde.

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  5. Cabe a cada um de nós explorar essa poderosa ferramenta de maneira a influenciar o mundo positivamente e deixar uma contribuição significativa, deixar seu legado.

    Obrigado a todos que comentaram!
    Abraços,

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