domingo, 15 de abril de 2018

O que são princípios: A lei da colheita



Uma das melhores maneiras de entender como somos governados por essas realidades extrínsecas é analisar a Lei da Colheita. Na agricultura, é fácil observar e concordar que as leis e os princípios naturais governam o trabalho e determinam a colheita. Nas culturas social e empresarial, porém, pensamos que somos capazes de nos livrar do processo natural, tapear o sistema e ainda assim ganhar o dia. E há um monte de evidências que parecem sustentar essa crença.
Por exemplo, você já deu um “jeitinho” na época do colégio e passou o semestre inteiro levando a vida na flauta para então virar a noite na véspera da prova final com a cabeça enfiada nos livros?
Você pode se imaginar dando um “jeitinho” em alguma atividade agrícola?
Caso se esquecesse de plantar na primavera, ignorasse todas as tarefas durante o verão e pegasse pesado só no outono – arando o solo, semeando, irrigando, cultivando-, acredita que iria obter uma farta colheita da noite para o dia?
O “jeitinho” não funciona em sistemas naturais, como é o caso da agricultura. Essa é a diferença fundamental entre o sistema social e natural. Um sistema social é baseado em valores; um sistema natural, em princípios. No curto prazo, o “jeitinho” dá a impressão de funcionar em um sistema social. Você utiliza “soluções rápidas” e técnicas e obtém aparente sucesso.
Mas, no longo prazo, é a Lei da Colheita que rege todas as arenas da vida. Quantas pessoas devem se arrepender de ter levado a escola na flauta? Conseguimos o diploma, mas não a formação. Em algum momento concluímos que há uma diferença entre ser bem-sucedido no desenvolvimento da mente – a habilidade de pensar de forma analítica, criativa e abstrata, de nos comunicar oralmente e por escrito, de ultrapassar fronteiras, de superar condutas antiquadas e de resolver problemas de um jeito novo, melhor.
E o caráter? É possível viver empurrando as coisas com a barriga e de repente se tornar uma pessoa íntegra, corajosa ou capaz de compaixão? E quanto à saúde física? Não adianta passar a noite que antecede a maratona em um spa, se há nove anos você leva uma vida sedentária à base de batatas fritas e tortas de chocolate.
E seu casamento? Saiba que a duração dele vai depender da lei que você escolher para governa-lo: a Lei da Escola ou a Lei da Colheita. Muitas pessoas se casam e não querem alterar seu estilo de vida. São o que chamamos de solteiros casados. Eles não se dão ao trabalho de cultivar as sementes de um propósito compartilhado, do altruísmo, do carinho, da ternura e da consideração, e ainda assim se surpreendem na hora da colheita. As soluções rápidas do sistema social e as técnicas de ética de personalidade que tentam adotar para resolver o problema simplesmente não funcionam, porque paliativos não têm o poder de substituir as estações de plantio, cultivo e cuidado.
No curto prazo, as “soluções rápidas” obtêm aparente sucesso. Conseguimos impressionar, jogar charme. Aprendemos técnicas de manipulação – qual alavanca puxar e qual botão apertar para obter a reação desejada. Mas, no longo prazo, a Lei da Colheita rege todas as áreas da vida. E não há como burlar a colheita. Como disse o Dr. Sidney Bremer em seu livro, Spirit of Apollo:

A natureza é extremamente harmoniosa. Não podemos perturbar seu equilíbrio, pois sabemos que é regida pela infalível e inexorável Lei de Causa e Efeito. Entretanto, não conseguimos encontrar nosso equilíbrio enquanto noções e indivíduos, pois ainda não aprendemos que a mesma lei funciona de maneira inexorável tanto na vida humana e na sociedade quanto na natureza – só vamos colher o que plantamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário