A confiabilidade é um dos valores a que todos aspiram. Mas para aqueles que trabalham hoje, ela não é apenas uma característica que é bom ter. É essencial. O mundo dos negócios precisou ir ao fundo do poço para chegar a este ponto.
Após o anúncio do regime de US$ 65 milhões de Bernard Madoff Ponzi, o estudo Edelman Trust Barometer, uma pesquisa anual de negócios de confiança e credibilidade, viu que a confiança nas empresas dos E.U.A tiveram uma queda sem precedentes de 20 pontos percentuais em apenas um ano. De acordo com Stephen MR Covey, autor do livro "The Speed of Trust", A confiança é a confiança que um inspira em outros, baseado no caráter e competência. Covey diz que a falta de confiança traz um grande impacto no desempenho. "Tudo retarda em uma empresa que tem pouca confiança. Você vê um aumento da burocracia e redundância, e excesso de políticas e procedimentos. As organizações estão se tornando dolorosamente conscientes de como isso é caro, e estão dando passos para se tornarem pessoas confiáveis, de dentro para fora", diz ele.
Decidindo pela velocidade
Uma dessas empresas é a gigante Frito-Lay, uma unidade da Pepsico. "Nós tivemos um ano extraordinário, apesar da inflação maior de matérias-primas, e posso dizer que a maior contribuição individual tem sido um aumento na confiança", diz o CEO Al Carey. "Agora nós passamos por decisões extremamente complexas em alta velocidade."
Se você quiser ser competitivo, mesmo em uma grande empresa ou o seu próprio negócio, aprender as habilidades associadas a maior confiança deve ser uma prioridade. Stephen M.R Covey sugere que comece com a sua credibilidade. "Demonstrar integridade e ter boas intenções é importante, claro, mas você também precisa mostrar que você pode obter resultados", diz ele. "Isto significa desenvolver as capacidades necessárias para permanecer relevante em seu segmento e melhorar a sua reputação".
Virgínia Jackson, 37 anos, de Washington, constatou que a confiança é uma questão-chave quando ela foi contratada para gerir um departamento com uma rotatividade de funcionários anual de 50%. "Eu deixei minha nova equipe saber de imediato que o meu estilo de gestão era diferente, e eu os convidei a se comunicar comigo de qualquer maneira, eles se sentiram confortáveis", diz ela. "Fui honesta com eles sobre os obstáculos que encontrava e, gradualmente, nosso volume de negócios caiu para menos de 10%”.
Seja franco com os outros
Sr. Covey diz que comportamentos específicos podem ajudar a manter a confiança elevada em uma base regular, inclusive falando de uma forma simples, corrigindo os erros e sendo responsável. As reuniões da equipe de Jackson lhe ofereceram a oportunidade de praticar. "Disse à minha equipe logo no início o que eu poderia fazer e aquilo que eu não podia fazer, tomando cuidado para não prometer demais coisas que não poderia entregar", diz ela. "Eu também reestruturei o departamento, assim três pessoas que haviam sido injustamente esquecidas das promoções, poderem mudar de cargo."
Para aqueles que estão no mercado de trabalho, a confiança é uma competência que você deve enfatizar em entrevistas. Mencionar experiências na carreira em que você encarou de frente as questões difíceis em que são gerados respeito e lealdade entre os empregados e clientes, e manteve seus compromissos. Organizações estão sendo drenadas por uma falta de confiança, você vai ver como a contratação perfeita pode levá-los a avançar na direção certa.
* Artigo escrito por Alexandra Levit sobre uma entrevista de Stephen MR Covey para o Wall Street Journal, intitulado "Are you Trustworthy?". O texto foi publicado na versão on-line do jornal em 20 de setembro. http://online.wsj.com/public/page/sundayjournal.html
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