Além da autoconsciência, da imaginação e da consciência, é o quarto dom humano- a vontade independente - que realmente torna possível o gerenciamento pessoal eficaz. É a capacidade para tomar decisões e fazer escolhas agindo de acordo com elas. É a habilidade para agir e não permitir que determinem suas ações, de levar adiante seus planos, desenvolvidos proativamente por meio dos três outros dons.
A vontade humana é algo espantoso. Repetidas vezes, ela triunfa contra prognósticos desfavoráveis. Mas, à medida que examinamos este dom no contexto do gerenciamento pessoal eficaz, percebemos que normalmente não é o esforço drástico, palpável, uma vez na vida outra na morte, gigantesco, que traz o sucesso duradouro. O fortalecimento vem de aprender a usar este grande dom nas decisões que tomamos todos os dias. A extensão com que desenvolvemos nossa vontade soberana na vida cotidiana se mede por nossa integridade pessoal. A integridade é, fundamentalmente, o valor que damos a nós mesmo. É a nossa capacidade de assumir compromissos sérios com nossa própria mente, e manter os assumidos com os outros, é "fazer o que dizemos". Trata-se de respeitar a personalidade, uma parte fundamental da Ética do Caráter, a essência do crescimento pró-ativo.
O gerenciamento eficaz é fazer primeiro o mais importante. Enquanto é a liderança que resolve "o que é mais importante", é o gerenciamento que coloca o mais importante em primeiro lugar, no dia-a-dia a cada momento. Gerenciamento é disciplina, vontade de fazer direito. A palavra disciplina vem de discípulo - discípulo de uma filosofia, de um conjunto de princípios, de um conjunto de valores, discípulo de um objetivo grandioso, de uma meta ambiciosa ou de uma pessoa que representa essa meta. Em outras palavras, se você for um gerenciador eficaz de si próprio, a disciplina vem de dentro, é um produto de sua vontade independente. Você se torna um discípulo, um seguidor de seus próprios valores fundamentais e de sua fonte. E possui a vontade e a integridade para subordinar os seus sentimentos e humores a esses valores.
Um de meus ensaios favoritos é The Common Dominator of Success (O denominador comum do sucesso), escrito por E.M. Gray. Ele passou a vida pesquisando o denominador compartilhado pelas pessoas bem-sucedidas. Ele descobriu que não é o trabalho duro, nem a boa sorte ou o relacionamento perpicaz com os outros, embora todos sejam importantes. O fator que parece superar todos os demais personifica o Hábito 3 (Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes) - Primeiro o mais importante. "As pessoas bem-sucedidas têm o hábito de fazer coisas que os que falharam não gostam de fazer", ele escreveu. "Elas não de fazê-las tampouco. Mas sua contrariedade se subordina à força de seus propósitos."
Esta subordinação requer um propósito, uma missão, um senso de direção e um valor claro, como "começar com o objetivo em mente" (Hábito 2), um "sim" interno vibrante, que torna possível dizer "não" a outras coisas. Ela também exige uma vontade independente, o poder para fazer algo quando você não quer fazer, a força resultante de seus valores e não do impulso ou desejo momentâneo. É o poder para agir com integridade para sua primeira criação pró-ativa. Não se esqueça, para chegar ao sucesso: faça primeiro o mais importante!
Prezado Paulo
ResponderExcluirConcordo plenamente com seu artigo. E como é difícil manter a disciplina de "primeiro o mais importante"! É um esforço diário. Tenho lido os livros do Dr Covey e sido inspirado por eles. Parabéns também pelo seu trabalho. Que em 2010 possamos colocar "first things first". Um abraço.
Olá Paulo, ótimo ensaio! Você foi muito feliz na junção do 3o hábito com os princípios da velocidade da confiança. Me sentir íntegro, faz eu me dar mais valor e respeitar mais a minha vontade independente. Quando você lembra as palavras do Dr. Covey de que mesmo as pessoas eficazes as vezes não gostam do que estão fazendo mas fazem assim mesmo, lembro-me de minha mãe e de uma máxima da minha infancia: "O remédio é amargo mas faz bem!".
ResponderExcluirPedras Grandes Primeiro.
Forte abraço.
Agradeço os comentários! É excelente saber que cada vez mais pessoas se identificam com nossos conceitos e soluções!
ResponderExcluirAbraços