quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Consolide seu propósito e sua paixão


Quando se trata de criar uma vida satisfatória, a paixão faz diferença...
Daniel Pink, autor do best-seller Motivação 3.0: Os novos fatores Motivacionais para a Realização Pessoal e Profissional, escreve:

A ciência mostra que o segredo do alto desempenho não é nossa motivação biológica, ou nosso impulso de recompensa e punição, mas uma terceira motivação: nosso profundo desejo de orientar a própria vida, de estender e expandir nossas capacidades e de fazer uma contribuição positiva.Outras pesquisas constataram que um propósito claro e estimulante pode reduzir o estresse, melhorar no trabalho, aumentar a energia e impedir a exaustão.

Uma técnica simples para incorporar esse espírito e essa motivação é refletir profundamente sobre a paixão e o propósito que vemos e sentimos em cada um de nossos papéis. Imagine isso com clareza, usando imagens das pessoas que fazem parte de seu papel. Como você quer contribuir no papel de mãe? Ou de supervisor? Ou de um amigo? É da natureza humana querer deixar uma contribuição, sentir-se realizado. O que é o sucesso para você? O que motiva sua cabeça e seu coração?
À medida que reflete mais profundamente sobre seu propósito em um papel, você sente as emoções se intensificarem e tenta entender o que está sentindo. E então percebe como é importante evocar esses sentimentos, sabendo também que eles acabam se perdendo em meio às pressões e ao caos do dia a dia.
Uma excelente maneira de “engarrafar” essa energia é criar uma base ou âncora, repensando o título de seu papel. O que você está sentindo? Quando pena em seu papel de pai, que sentimentos surgem? Sente-se realizado como mentor ou guia nesse papel? Em seu papel de gestor no trabalho, você sente, com todas as suas forças, que sua maior contribuição em um dia ocupadíssimo pode ser como orientador, líder inovador ou desenvolvedor de pessoas? Esses títulos lhe dão mais energia quando você pensa neles? Eles o motivam a tomar decisões melhores todos os dias para atingir a excelência nesse papel? Em caso positivo, renomeie seu papel para representar esse sentimento.
Veja como você poderia mudar o título de seus papéis:

Em vez de                                                                   Poderia usar
Gerente de projeto                                                       Líder de  projeto
Amiga(o)                                                                      Grande amiga(o)
Colega de quarto                                                         Aliada                                  
Fotógrafa                                                                     Artista visual
Filha                                                                             Encorajadora

Os títulos não devem ser expressivos ou impressionantes para os outros, e sim capazes de motivá-lo. Portanto, seja criativo! Se existir uma palavra, uma combinação de palavras ou até uma abreviatura que faça sentido e evoque maior senso de propósito para você, vá em frente e use-a. Caso o título original já instigue essa paixão, não há necessidade de mudá-lo. A ideia é que o título gere a paixão e o senso de propósito que o motivarão a fazer tudo para atingir sua máxima contribuição em cada um de seus papéis.

Dedique alguns minutos para pensar de maneira ampla e profunda sobre um de seus papéis. Concentre-se profundamente e imagine como seria essa visão de sucesso e como você se sentiria. Expresse isso tudo no título desse papel. Então, faça o mesmo com os outros papéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário